Sênior | Portão para Garagem
Confira os Tipos de Portão para Garagem
A primeira impressão para quem passa em frente a uma residência é a sua fachada e consequentemente o seu portão principal ou de acesso à garagem. Os portões possuem diferentes estilos, desde o mais simples até os mais elaborados, com uma mistura de materiais e composições de texturas. Por conta disso, eles devem ser projetados para que tenham uma harmonia visual com a construção, unindo o modelo do portão com o estilo pretendido para a fachada.
O portão residencial pode ser automático ou manual. Existe uma certa especificação para cada aplicação — por exemplo, em um portão de garagem, o ideal é que a abertura seja automática para evitar que o morador precise sair do automóvel para controlar este acesso.
Conheça os principais tipos de portão, aberturas e materiais
Portão automático
A automatização do portão e a sua abertura é sempre mais prática, no entanto, é preciso verificar o tempo do funcionamento desse sistema, para garantir segurança e privacidade aos moradores. Lembrando que o material é um ponto crucial na escolha de um portão automático, quanto mais leve ele for, mais fácil e rápido é a sua abertura, além de exigir um gasto menor de energia do motor que faz este movimento.
Portão manual
Se você pretende economizar em sua obra, vale a pena apostar na abertura manual. Onde é instalado um trilho para que o portão percorra com mais facilmente neste eixo. No futuro, o morador pode trocar a abertura manual por uma automática: os trilhos podem ser adaptados sem a necessidade de alterar o modelo do portão.
Portão de abrir
O portão de abrir também é muito comum, mas ele só é possível para modelos menores, onde o peso seja suportado, uma vez que ele é fixado na parede e portanto não pode ser muito pesado. É comum para entrada principal de casas ou para entradas laterais.
Portão de correr
O portão de correr desliza em uma linha horizontal, necessitando de um espaço na fachada para que a ele corra livremente. Sua abertura pode ser tanto manual como automática.
Portão basculante
É o modelo cuja abertura é feita na vertical, onde a base de sustentação dele corre dentro de uma espécie de trilo nas laterais direita e esquerda, permitindo assim a sua abertura e fechamento. Ele é indicado para situações onde a abertura horizontal não seja possível e assim economiza-se espaço.
Sobre os materiais dos portões
Na hora de escolher o material ideal para o portão, o indicado é escolher por aquele que acompanhe o estilo da construção, podendo ter um estilo industrial, contemporâneo, para uma casa na praia, uma chácara e entre outras variações. Os portões de ferro são aqueles que tem o acabamento mais tradicional e barato. Quem procura por uma opção moderna, escolha um modelo de alumínio, vidro ou madeira: são três materiais de alta qualidade e que conferem um aspecto atual a fachada de uma residência. Uma tendência forte na escolha dos materiais é o aço corten, ele possuí alta resistência e geralmente é fechado sem nenhum desenho vazado.
Excelente Conteúdo! Obrigado
ResponderExcluir